Declaração foi feita no circuito do Campo Grande, nesta terça-feira (13). Este foi o primeiro ano da folia sem as pistolas.
O vocalista do Parangolé, Tony Salles, agradeceu a proibição das pistolas d’água no carnaval de Salvador. O artista falou sobre o assunto nesta terça-feira (13), enquanto puxava o bloco Muquiranas no circuito Osmar, no Campo Grande.
“Se tem uma coisa que eu achei que foi muito importante para o bloco foi ter retirado as pistolas. Sabe por que? Porque a gente não precisa de pistola para mostrar o que o bloco é. Vocês são alegria, amor, irreverência na Avenida”, afirmou.
Este foi o primeiro ano sem as pistolas d’água, após diversas polêmicas envolvendo os foliões do bloco.
Embora o uso das pistolas seja tratado como brincadeira por alguns foliões, o objeto era comumente usado para agredir e assediar pessoas nos circuitos da folia. Os principais alvos dos jatos de água são mulheres e membros da comunidade LGBTQIA+.
Em 2023, a questão passou a ser discutida pelos órgãos públicos após o vídeo de uma mulher sendo agredida virilizar nas redes sociais. Na ocasião, a vítima foi atingida por jatos de água e empurrada diversas vezes por um grupo de integrantes
A lei foi aprovada em junho do ano passado e regulamentada em janeiro deste ano. Devido a isso, o objeto é recolhido nas entradas dos circuitos.
Durante o discurso deste ano, Tony Salles sugeriu que, em 2025, o bloco levasse rosas para entregar a todas as mulheres da avenida.
“Quando a gente for passando, tragam rosas, distribuam rosas. Viva as Muquiranas!”, sugeriu o cantor.