Governador Renato Casagrande (PSB) decretou situação de emergência devido as chuvas, nos municípios mais atingidos na região sul do estado neste sábado (23)
Nas redes sociais, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que conversou com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que o governo federal está apoiando o estado.
No total, 4.481 pessoas estão desalojadas na região e 273 desabrigados. As chuvas deixaram 14 mortos em Mimoso do Sul e outros dois em Apiacá.
O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, o tenente coronel Benicio Ferrari Junior informou que em Mimoso do Sul a água já está baixando e, com isso, as equipes estão conseguindo acessar mais áreas.
O sul do estado entrou em situação de emergência no sábado (23), devido às chuvas que atingiram a região sul capixaba desde a noite de sexta-feira (22).
Governador do estado, Renato Casagrande (PSB), esteve na região e visitou o município de Mimoso do Sul. Os municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá e Vargem Alta também estão em situação de emergência.
Ainda conforme a Defesa Civil, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) ainda estão mobilizadas para atender os municípios mais atingidos.
As chuvas intensas também atingiram o estado do Rio de Janeiro, onde oito óbitos foram registrados. O cenário mais crítico é em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, onde choveu mais de 340 mm desde sexta. É um volume muito grande em pouco tempo. A média na cidade para todo o mês de março é de 250 mm.
O governo do Espírito Santo decretou situação de emergência na noite deste sábado em 13 cidades afetadas pelas chuvas. Ao todo, 5.481 pessoas estão desabrigadas e outras 255 estão desabrigadas.
O município com maior número de desalojados é Bom Jesus do Norte, com cerca de 3 mil pessoas fora de casa. Já em relação aos desabrigados, o município com maior número de pessoas nesta situação é Apiacá (179).Outras duas mortes foram confirmadas em Apiacá pelo Cepdec. A Polícia Científica (PCIES) informou que os corpos estão sendo levados para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim. Duas equipes do Departamento Médico Legal (DML) Vitória foram deslocadas para dar apoio.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, três alertas meteorológicos estão em vigência no Espírito Santo, sendo dois deles de chuvas intensas e um de grandes acumulados de chuvas.
As chuvas também deixaram mais de 5,7 mil pessoas fora de casa em seis municípios. As informações são do boletim da Defesa Civil do Estado publicado às 11 horas deste domingo (24).
No total, são 5.481 pessoas desalojadas — que precisaram deixar a casa e se abrigar com parentes e amigos — e outras 255 pessoas desabrigadas, ou seja, que perderam a casa e foram encaminhados para abrigo público.
Um dos avisos meteorológicos é válido até às 23h59 deste domingo. O alerta é de perigo para as regiões Sul e Central, Noroeste e Litoral Norte do estado.
Rodovias
Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, a chuva causou interdições em alguns trechos de rodovias estaduais e federais.
Rodovias Federais
- BR-101: Km 461- Mimoso do Sul/ES (divisa ES x RJ) – Pista interditada, devido ao nível do rio Itabapoana, sendo necessário o fechamento da ponte da divisa, por segurança.
- BR-482: Km 35 e 42 – Interdição entre os trechos de Alegre e Guaçuí.
Segundo a Defesa Civil, a previsão de chuva continua para o início da semana para todo o estado. Na região sul e serrana, os acumulados de chuva devem chegar a 30 mm.
fonte uol